Mais de 200 vagas de emprego foram ofertadas, nesta terça-feira (12), no Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, realizado pelo Governo Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em Campina Grande. A ação aconteceu no Ginásio do Instituto dos Cegos em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB) e a Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba e várias empresas que atuam na cidade.
Na ocasião, várias pessoas com deficiência foram entrevistadas para o preenchimento de vagas de trabalho de caráter imediato e também para cadastro de reserva nos setores do comércio, indústria e serviços com ofertas para cargos em várias áreas.
Além das empresas presentes, o público teve à sua disposição atendimentos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com atualização cadastral do Senac, além de massagem e cortes de cabelo.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destacou a importância da realização da atividade. “Chegamos à Campina com esta ação entendendo a importância de levar inclusão para toda a Paraíba. O Dia D acontece em parceria com o TRT e a Funad, mostrando o compromisso do Governo do Estado com o segmento e fazendo a gente perceber que está no caminho certo. Ainda temos muito o que avançar, mas já podemos nos orgulhar de cada passo dado”, disse.
A presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Simone Jordão, falou sobre a importância da ação, dentro das políticas públicas do Governo do Estado, voltadas ao público. “O Governo trabalha de maneira transversal, formando um conjunto de forças para promover a inserção de PCDs no mercado de trabalho. Agradecemos a toda a equipe e às empresas que estão participando conosco da promoção de políticas públicas para pessoas com deficiência no estado porque o acesso ao trabalho representa o meio de sobrevivência e a melhoria da qualidade de vida”, asseverou.
De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado, Emília Oliveira, o envolvimento das empresas no evento é determinante para sua realização. “Estas são excelentes oportunidades em que dialogamos com vários segmentos para a oferta de trabalho, emprego e renda. Poder contar com as empresas neste processo faz toda a diferença porque para nós é como um salário emocional pago a cada vaga preenchida e os usuários conseguem sobretudo garantia dos direitos”, destacou.
O superintendente substituto da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba, Abílio Correia Lima, destacou o perfil de trabalho do público PCD. “Eu chamo atenção às empresas para que realizem a contratação de pessoas com deficiência não apenas como forma de cumprimento das cotas exigidas, mas pelo perfil em si, que é formado em sua maioria por profissionais qualificados e colaborativos”, pontuou.
Fora do mercado de emprego atualmente, o eletricista Sérgio Magalhães busca uma vaga de trabalho em sua área. “Tenho mais de 20 anos de profissão e gostaria de dar prosseguimento até chegar à idade de aposentadoria. Em todo este tempo sempre percebo as dificuldades na busca por ofertas de trabalho, então esta é uma excelente oportunidade para voltar ao mercado”, comemorou.
O gerente do Departamento de Recursos Humanos de um grande restaurante de Campina Grande, Lenilson Sousa, disse que levou ao evento várias oportunidades de emprego. “Temos oferta de trabalho para recreador infantil, atendimento no delivery, portaria, serviços gerais, entre outras funções que podem ser ocupadas por pessoas que tenham o interesse e a qualificação para preenchê-las”, completou.