A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) agora integra o hub Farol Digital, um movimento com o objetivo de conectar os diversos “atores” que lidam com inovação em João Pessoa. Nesta terça-feira (5), o presidente da Cagepa, Marcus Vinicius Neves, formalizou a adesão ao Pacto pela Inovação assinando o termo de parceria com representantes do Sebrae, da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João Pessoa e da Diretoria de Negócios e Inovação da Companhia.
Essa conexão entre instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada foi iniciada neste ano, com o objetivo de identificar potencialidades e elevar o patamar de tecnologia na Capital paraibana. “Fazer parte do hub é mais um instrumento para fomentarmos a inovação e vamos nos empenhar para sermos protagonistas nesse processo e transformarmos as ideias que forem levantadas em resultados concretos, tangíveis”, afirmou Marcus Vinicius.
A secretária executiva da Secitec, Danyele Raposo, comentou o posicionamento do presidente e da Cagepa sobre priorizar as práticas de inovação na empresa. “É muito inspirador ver líderes com esse foco, sabendo do poder de desenvolvimento da inovação. Estamos muito felizes em poder contar com uma instituição forte e engajada como a Cagepa”, disse.
A partir de agora, a Cagepa assume um compromisso público com o desenvolvimento urbano, social e econômico sustentáveis, com o uso de soluções novas ou já existentes no mercado local. Dentre as incumbências, estão: participar ativamente da implementação do pacto, oferecendo suporte e feedback às iniciativas de inovação; viabilizar o investimento em projetos inovadores que impactem positivamente na execução das políticas públicas em prol da sociedade; investir em inovação, incluindo pesquisa e desenvolvimento de tecnologias; adotar práticas responsáveis, que promovam o bem-estar social e ambiental, dentre outros pontos.
De cada uma das entidades pactuantes são esperadas ações e soluções no prazo mínimo de um ano, quando o presente Pacto passará por uma atualização. No decurso desse prazo, será desenvolvido o selo para as entidades pactuantes, conferindo aos participantes a identidade e maior validação para atuação na convergência de ações, em regime de parceria, objetivada pelo pacto.
O diretor nacional da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) em João Pessoa e CEO da agência Ativaweb, Alek Maracajá, destacou que a inovação pode favorecer não só a geração de ideias mas principalmente a visibilidade para torná-los conhecidos. “Buscar resultados palpáveis é fundamental para atrair empresas e investidores para nossa cidade. E estamos em um momento muito positivo para que dê certo. Esse movimento tem uma maturidade institucional e empresarial que vai render muitos frutos”, pontuou.