FCJA digitaliza edição centenária da revista Era Nova para acesso ao público

FCJA digitaliza edição centenária da revista Era Nova para acesso ao público

Um dos projetos em execução na Fundação Casa de José é denominado “O modernismo na Paraíba: a revista Era Nova e a novela Reflexões de uma cabra”. O objetivo é digitalizar a revista e remontar sua coleção completa, para disponibilizar a consulta nos arquivos do estado, conforme informou o coordenador do projeto, professor Luiz Mário Burity.

A revista Era Nova, segundo ele, circulou regularmente entre os anos de 1921 e 1926. Era um periódico ilustrado, de inspiração modernista, que prometia apresentar ao público paraibano as novidades na literatura, nos hábitos sociais, nas modas e nas artes gráficas. Há ainda, em suas páginas, referências ao automóvel, avião, cinema, arquitetura, bem como referências a antigos hábitos da sociedade paraibana. Na capa e no interior da revista, há fotografias de jovens senhoritas, apontando, talvez, para os primórdios do colunismo social paraibano.

Outro aspecto que merece destaque é a coluna de abertura do periódico, assinada por José Américo de Almeida, bem como a novela Reflexões de uma cabra (1922), publicada como resultado dos experimentos esboçados nesse espaço de discussões literárias. Ano passado, em 2022, houve as comemorações da Semana de Arte Moderna e da publicação de Reflexões de uma cabra, o que tem mobilizado inúmeras reflexões no entorno do tema dos modernismos.

Sob a coordenação do professor Luiz Mário Dantas Burity, a equipe é composta por Alômia Abrantes (professora da UEPB) e os bolsistas de iniciação científica: Luiz Arthur Vilarim Jácome e Ayanne Andrade Duarte. Na realidade, este sub-projeto integra um projeto de pesquisa macro “Preservação da memória e difusão educativa e cultural do acervo da Fundação Casa de José Américo”, que ao todo agrega cinco projetos. Tudo isso, produto da parceria da FCJA com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp