Foi inaugurada, nessa terça-feira (23), na Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, a nova sede da Academia Paraibana de Cinema (APC). A união da FCJA com a APC é uma parceria antiga, mas que foi suspensa durante a pandemia. Estiveram presentes na inauguração da sede, Milton Dornellas, coordenador geral do Prima; Lúcia Guerra, gerente executiva do arquivo; Helena Serrano, assessora especial da FCJA; Daniel Lucena, assessor jurídico da FCJA; João de Lima, presidente da APC e Mirabeu Dias, conselheiro da APC.
Após um período de reestruturação, a Academia Paraibana de Cinema fica aberta ao público para os que estejam interessado em contribuir e pesquisar cinema, além de desenvolver atividades como exibição de filmes e debates sobra a temática, entre outras coisas.
O professor João de Lima comentou a importância da sede funcionar na FCJA, que é um espaço aberto e que recebe visitas constantes da sociedade. “Era uma ideia antiga de quem está ligado ao cinema poder ter um lugar onde pudéssemos ter um acervo e fosse possível nos reunir com regularidade”.
O conselheiro Mirabeau Dias, completou: “É com muita vontade de continuar essa união que a gente está aqui e agradece o acolhimento de uma instituição consolidada como a Fundação”.
A APC passa a funcionar em uma sala térrea do prédio do arquivo dos governadores da FCJA e estará aberta para visitação toda quarta-feira.