Varejo da Paraíba tem terceiro maior crescimento do País em junho, revela IBGE

Varejo da Paraíba tem terceiro maior crescimento do País em junho, revela IBGE

As vendas no varejo paraibano registraram alta de 2,2% em junho sobre o mês de maio, terceira maior taxa do País, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Já o volume de vendas do comércio varejista do País manteve-se estável (0%) em junho deste ano, na mesma comparação.

As três maiores altas foram de Alagoas (2,7%), do Acre (2,6%) e da Paraíba (2,2%). No País, o comércio varejista apresentou resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação. Já as quatro unidades da federação tiveram recuo foram Minas Gerais (-1,3%), Tocantins (-0,9%) e Pernambuco (-0,9%).

A Paraíba encerrou o primeiro semestre com alta de 2% sobre o ano passado, enquanto a alta do País a alta é de 1,3%.

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e as de material de construção –, a Paraíba registrou também alta nos três indicadores comparativos. Na comparação de junho sobre maio, a Paraíba cresceu 4,8% no varejo ampliado, enquanto na comparação de junho sobre o mesmo mês do ano passado a alta foi de 6,8%. No acumulado do primeiro semestre do comércio ampliado, o indicador ficou em 5,6%. No País, as médias foram de 1,2%, 8,3% e de 4%, respectivamente.

Quatro das oito atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram alta de maio para junho: tecidos, vestuário e calçados; hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; livros, jornais, revistas e papelaria e móveis e eletrodomésticos. Outros quatro tiveram queda: equipamentos e material para escritório informática e comunicação; outros artigos de uso pessoal e doméstico; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria mostraram crescimento; e combustíveis e lubrificantes.

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

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