A Secretaria de Estado da Saúde – SES, por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde e da Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano, abriu a campanha Agosto Dourado em João Pessoa, na Maternidade Frei Damião, com a inauguração de uma sala de apoio dedicada às mulheres trabalhadoras que amamentam. O novo espaço contempla o tema da campanha desse ano, que é voltado à importância da amamentação no ambiente de trabalho. Outras duas salas de apoio foram inauguradas nesta terça-feira (1º), uma no Hospital Metropolitano e outra na Faculdade Uniesp, todas certificadas pelo Ministério da Saúde.
A nova sala de apoio para amamentação é um espaço humanizado e especial para as colaboradoras da maternidade Frei Damião, entretanto as mães que têm bebê na maternidade também são acolhidas nesse espaço. A ideia é favorecer as trabalhadoras da maternidade que são mães para que possam ter a certeza da humanização de trabalhar na Maternidade Frei Damião, desde quando elas estiveram gestantes e ao voltarem ao trabalho tenham a segurança de um espaço tranquilo e adequado para a coleta do leite materno de seus filhos.
De acordo com a secretaria executiva de Saúde, Renata Nóbrega, a abertura de uma sala de apoio é extremamente importante, pois está dentro das prioridades das políticas do Governo o Estado na linha de cuidados da primeira infância, tanto o cuidado com as mães quanto com os bebês. Isso explica porque João Pessoa vai sediar o próximo encontro sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável, de 14 a 18 de abril de 2024. “Abrir um posto de apoio para as nossas trabalhadoras é colocar como exemplo para a toda sociedade, às empresas privadas e aos órgão públicos que cada um consiga ter um espaço desse para valorizar es proporcionar um ambiente seguro e tranquilo que muitas vezes é de um grande desafio para a mulher que trabalha amamentar, esse espaço dedicado para a amamentação é um momento de fortalecimento da política”, explicou.
Na maternidade Frei Damião já há um posto de coleta de leite materno que é específico para o atendimento da neonatologia, para as mães que estão em acompanhamento com bebês prematuros e precisam de ter uma ajuda especializada e única para assistência na amamentação, ordenha do leite e extração do leite materno. Entretanto, o tema nacional da campanha Agosto Dourado aborda o apoio aos pais e mães que trabalham e amamentam, então a abertura dessa sala visa fortalecer a amamentação às puérperas, às mães bem como às funcionárias da Maternidade Frei Damião, na Capital.
As mães que desejam doar leite materno podem entrar em contato para receberem todas as orientações de limpeza e armazenamento para a retirada do leite materno em casa, entretanto são entregues a elas recipientes estéreis para que o leite possa ser armazenado corretamente e o estoque de leite deve ser guardado no freezer para a equipe da maternidade ir buscar posteriormente. “Fazemos a captação do leite materno na casa da paciente, caso ela necessite de apoio na amamentação para doação, como também ela pode ir até a maternidade para sua fazer sua doação. Qualquer ml de leite importa, pois 1 ml é muito importante e já faz toda diferença para um bebê que está na UTI Neonatal, na unidade de cuidados intermediários (UCIN) e na Canguru, e todos eles precisam desse apoio”, disse a diretora-geral da Maternidade Frei Damião, Marcela Tárcia.
A programação para o Agosto Dourado contempla ações de destaque e sensibilização para despertar na sociedade a importância do aleitamento materno exclusivo para as crianças até os seis meses de idade, bem como incentiva a doação de leite materno que salva vidas de bebês que não puderam ser amamentados. O leite doado é capaz de proteger a criança de várias doenças, além de ajudar a nutrir bebês, cada litro de leite doado é capaz de atender até 10 bebês recém-nascidos.
De acordo com diretora-geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, a nova sala de apoio vai beneficiar diretamente 40 mulheres, em média, que já são atendidas diariamente na maternidade. “Temos em torno de 600 trabalhadoras na maternidade, ou seja cerca de 30% em média, estão em idade fértil e podem engravidar e gestar e, posteriormente, podem precisar utilizar a sala dedicada a elas”, explicou.
Para a mãe e enfermeira do posto de coleta da Maternidade Frei Damião, Jocilene Ferreira, a nova sala de apoio voltada às trabalhadoras é uma oportunidade única, pois seu local de trabalho, no qual ela desempenha sua função de enfermeira, oferece um local adequado para que ela faça sua própria ordenha com tranquilidade, bem como ela pode orientar outras mães sobre como funciona o processo de amamentação. “Eu tenho um bebê de 1 ano e 5 meses e para mim ficou bem mais fácil e mais acessível, porque eu já estou no meu setor de trabalho, no qual eu mesma posso fazer minhas ordenas junto com minhas colegas de trabalho”, falou.
A doação de leite humano pode ser realizada em qualquer fase da amamentação, basta que a mulher esteja saudável e tenha excesso de leite. Para doar, não é necessário sair de casa. O contato pode ser realizado pelo WhatsApp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do Instagram @bancodeleite.anitacabral. Uma equipe é enviada ao domicílio da mãe, orienta como deve ser feita a ordenha, entrega todos os materiais necessários e retorna semanalmente para recolher o leite acumulado.