O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), iniciou o mês de agosto com a abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que este ano tem como tema “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”. A programação, que começou nesta terça-feira (1) e vai até o dia 30 de agosto, conta com palestras, gincanas, mural de fotos, entrega de mimos, cinema, terapias holísticas e ginásticas laborais para colaboradores e pacientes da unidade hospitalar.
Para Vanessa Guimarães, gerente executiva de práticas de enfermagem, promover o incentivo ao aleitamento materno, e a continuidade da amamentação após a volta ao trabalho, é de extrema importância para a saúde e bem-estar da mãe e do bebê. “Os benefícios do aleitamento são diversos, como o reforço do sistema imunológico, a proteção contra infecções e doenças, além de melhorar o desenvolvimento cognitivo e diminuir o risco de alergias. Já para a saúde da mãe, traz recuperação pós-parto mais rápida e diminuição do risco de câncer de mama”, frisou a gestora.
Já do ponto de vista da saúde fonoaudiológica, de acordo com a coordenadora de fonoaudiologia, Eveline César, os benefícios estão relacionados ao crescimento e desenvolvimento craniofacial e motor-oral do recém-nascido, que, ao sugar o seio materno, estabelece o padrão adequado de respiração nasal e postura correta da língua.
Ela destaca a importância do suporte ao aleitamento materno para se obter um desenvolvimento harmonioso dos órgãos fonoarticulatórios (OFAS), a exemplo dos lábios, língua e bochechas, ajudando a identificar e tratar problemas como dificuldades na pega, coordenação da sucção e deglutição, além de tratamento e reabilitação, se houver necessidade, devido a questões anatômicas, orais ou motoras.
“É um trabalho multidisciplinar, os fonoaudiólogos, em conjunto com outros profissionais de saúde, como consultores de lactação, pediatras e enfermeiras, fornecem um suporte abrangente às mães e seus bebês”, pontuou Eveline.
Segundo a paciente Kaline Maciel, que está aproveitando as atividades alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno, essa iniciativa do hospital em promover suporte e informação, aumenta o conhecimento, a vontade e o interesse dos pais, que são fundamentais para o início e a continuidade da alimentação do bebê por meio do leite materno. “Faz 2 meses que estou aqui com meu bebê, e recebi assistência de toda a equipe, inclusive, na orientação à amamentação, que pretendo continuar mesmo após os 6 meses”
Segue a programação completa do Agosto Dourado no Edson Ramalho:
01 DE AGOSTO:
• Abertura
• Palestra com a enfermeira, Joelma Barbosa, sobre o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) e a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), a importância da assistência às mulheres;
• Gincana (doação de potes de vidros para armazenamento de leite materno humano);
• Mural de fotos no corredor da maternidade;
• Entrega de brindes para funcionárias, gestantes e puérperas;
02 DE AGOSTO:
• Ginástica laboral com as puérperas na Casa das Mães (Fisioterapeuta: Ieda Leal);
03 DE AGOSTO:
• Relaxamento com as puérperas do ALCON (fisioterapeuta Ana Karla e estudante Thayannara)
• Cinema com pipoca na Casa das Mães;
04 DE AGOSTO:
• Palestra no auditório sobre os Mitos e Verdades sobre alimentação no pós-parto. (Equipe de nutrição)
• Banho de ofurô (Equipe do ALCON);
08 DE AGOSTO
• Palestra com Thaise Ribeiro, coordenadora do Banco de Leite Anita Cabral, sobre a importância do Aleitamento materno.
Nos dias 8, 10, 13, 15, 17, 20, 22, 24, 27 ,29 e 31 haverá palestra no alojamento conjunto com a equipe de fonoaudiologia sobre: Conscientizar e destacar a importância do aleitamento materno, considerado o “alimento ouro”
Nos dias 24 e 25 Curso de manejo clínico da lactação para funcionários com a ministrante Thaise Ribeiro, coordenadora do Banco de Leite Anita Cabral;
30 DE AGOSTO:
Encerramento do mês Agosto Dourado