“A escrituração dos medicamentos sujeitos ao controle especial em tempos de suspensão do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC)” será tema de capacitação promovida pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) para proprietários e responsáveis técnicos de farmácias e drogarias localizadas nos 64 municípios integrantes da 1ª Macrorregião de Saúde (com sede em João Pessoa) e para alunos do curso de Farmácia de várias universidades. Os conteúdos serão ministrados pelos inspetores sanitários Gilmara Mendes e James Fialho, da Agevisa/PB.
Com matrículas disponíveis no endereço https://forms.gle/nUFzYGFFHwM288xD9, o evento será realizado no dia 8 de agosto, no período das 9h às 12h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado na Avenida Dom Pedro I, nº 389, no Centro de João Pessoa. A expectativa dos organizadores é de que uma média de 250 pessoas participem da capacitação.
Sobre o SNGPC – O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados monitora as movimentações de entrada (compras e transferências) e saída (vendas, transformações, transferências e perdas) de medicamentos comercializados em farmácias e drogarias privadas de todo o País, particularmente dos medicamentos sujeitos às regras estabelecidas na Portaria nº 344/1998 (como os entorpecentes e os psicotrópicos) e os antimicrobianos.
O SNGPC substituiu, de forma gradual, a escrituração tradicional, em que as informações ficavam apenas na empresa, pela escrituração obrigatoriamente eletrônica, com transmissão dos dados para a Anvisa. O monitoramento dos hábitos de prescrição e consumo desses medicamentos no País contribui para a tomada de decisões regulatórias e para a definição de ações educativas a serem promovidas pelos entes que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).