O governador em exercício Lucas Ribeiro visitou, na tarde desta quinta-feira (20), o Centro Integrado de Comando e Controle, em Patos. O CICC de Patos está funcionando há um ano, atendendo o Sertão paraibano com ações integradas e coordenadas pelas Polícias Militar, Civil e Bombeiros Militar, além da Polícia Penal. A tecnologia empregada no local faz parte do investimento do Governo do Estado superior a R$ 100 milhões em videomonitoramento para a Segurança Pública, para melhorar ainda mais o serviço prestado à população nesta área.
O Centro Integrado de Comando e Controle em Patos conta atualmente com 77 servidores efetivos, sendo 56 policiais militares, 14 bombeiros militares, dois servidores do GTI, três policiais civis e dois agentes da Polícia Penal. Opera em 28 municípios da 15ª e 16ª AISP (Área Integrada de Segurança Pública). Conta com quatro forças integradas: Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil e Polícia Penal.
Na oportunidade, Lucas Ribeiro enfatizou o papel das forças de segurança no estado, ressaltando a importância dos Centros Integrados de Comando e Controle. “Este foi o primeiro Centro deste tipo inaugurado no estado, hoje já há outro em Campina Grande e, em breve, o CICC de João Pessoa também estará funcionando. Eles ajudam na resposta mais rápida e eficiente das forças de segurança”, observou.
Segundo o diretor regional do CICC de Patos, tenente coronel Jurandy Monteiro, nas próximas semanas o atendimento será ampliado para mais 59 municípios, totalizando 87 municípios que integram a 3ª REISP. “Em pouco mais de um ano, há uma diferença enorme nas ações de segurança dessa região. Nossa missão é agilizar os chamados de emergência, possibilitando um atendimento melhor e mais ágil para a população. Temos vários tipos de tecnologias à disposição, o que nos dá condições de desempenhar um trabalho com êxito”, comentou.
O Centro Integrado de Comando e Controle possui sala de vídeo monitoramento e despacho de ocorrências, sala de teleatendimentos urgência e emergência -190 e 193, coordenação Polícia Militar, coordenação Bombeiro Militar, coordenação Polícia Civil, apoio logístico – almoxarifado, apoio de órgãos, sala de gerenciamento de crises, sala de inteligência, sala de TI, e gabinete do diretor.
Atualmente há 160 câmeras, sendo 128 câmeras de contexto; 20 câmeras Speed Dome; 5 câmeras de reconhecimento facial e 7 câmeras de leitura de placa (LPR).
A região de Patos conta com Sistema de vídeo monitoramento, que é uma ferramenta que analisa de forma eficiente e rápida as imagens das câmeras de segurança, melhorando a qualidade da vigilância sem a necessidade da intervenção humana, uma vez que o vídeo analítico estuda as imagens e produz alertas só em casos de anormalidade. “Este investimento é importante para auxiliar nas ações de segurança pública nesta região, contando com tecnologias avançadas. É mais uma ação relevante e as parcerias do Governo e prefeitura seguem avançando, trazendo benefícios para a população” disse o prefeito de Patos, Nabor Wanderley.
O CICC conta com Sistema de Rádio Comunicação (TETRA Motorola): Sistemas de radiocomunicação que permite confiabilidade, capacidade e segurança para as comunicações. É uma tecnologia implantada em mais de 100 países, como parte do sistema de comunicações da polícia, emergência médicas, bombeiros e serviços de resgate, bem como de empresas de serviços públicos, linhas ferroviárias e de metrô, centrais elétricas, refinarias de petróleo e fábricas de produtos químicos.
Também acompanharam a visita a senadora Daniela Ribeiro, a deputada estadual Francisca Motta, prefeitos da região, a exemplo de Malta, Igor Xavier de Lucena, o prefeito de Santa Luzia, José Alexandre, o prefeito de Mãe D’Água, Francisco Cirino, o prefeito de Teixeira, Wenceslau Souza, auxiliares do Governo e outras lideranças da região