Setor de nutrição do Hospital de Patos ganha novos equipamentos e agiliza produção dos alimentos

Setor de nutrição do Hospital de Patos ganha novos equipamentos e agiliza produção dos alimentos

O Setor de Nutrição do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, ganhou novos equipamentos que aperfeiçoaram o serviço e produção de alimentos, com ganhos de tempo e qualidade no preparo das refeições. Trata-se de um descascador industrial de alho, outro de batatas, além de um multiprocessador de alimentos. A construção da câmera fria, que vai permitir o armazenamento e condicionamento de uma maior quantidade de alimentos, também já começou.

“Esses equipamentos ajudaram muito no nosso dia a dia, otimizaram o serviço e produção de alimentos, inclusive, com ganho na qualidade no preparo das refeições”, destaca o nutricionista e coordenador do Serviço de Nutrição do hospital, Thiago Viana.

Para se ter ideia do ganho de tempo no serviço, o nutricionista lembra que o setor usa de dois a três quilos de alho por dia e descascar manualmente o alimento levava muito tempo. “Descascar alho não é uma tarefa fácil e todos os dias a quantidade que consumimos demandava muito tempo e necessitava do trabalho de duas profissionais, durante cerca de duas horas, por dia. Com o descascador industrial, conseguimos preparar a quantidade de alho que usamos durante a semana em apenas uma hora, e com apenas um operador”, afirma Thiago.

Ele disse ainda que, com os novos equipamentos, o preparo de saladas, frutas, verduras se tornou muito mais célere, se ganhando não apenas no tempo de preparo, mas também em qualidade de produção, o que dá um ganho significativo para a unidade que produz 1600 refeições/dia. Thiago também destaca que essas melhorias resultam em mais qualidade na produção de refeições, segurança alimentar e também economia ao serviço como um todo.

Sobre a construção da câmera fria, o nutricionista disse que ela trará um ganho significativo na logística, acondicionamento e armazenamento de estoque. “Com a câmera fria, ampliaremos nossa capacidade de armazenamento num espaço com temperatura controlada e melhor dimensionamento dos alimentos. Hoje, os alimentos refrigerados ficam em freezeres que têm limitação de acondicionamento, o que requer toda uma logística de manutenção de estoque que com a câmera fria será bem mais amplo”, afirma Thiago, agradecendo o empenho da Direção Geral e do Setor de Compras na aquisição dos equipamentos e construção da câmera fria.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembra que as melhorias no setor começaram com a mudança da terceirização para autogestão, há dois anos, e que continuam com outras ações, a exemplo da aquisição destes novos equipamentos e construção da câmera fria. “A autogestão permitiu que o hospital otimizasse custos, melhorasse a qualidade das refeições e ainda fizesse novos investimentos como esse de agora que trouxe ganhos significativos para a equipe e também na melhoria do preparo das refeições”, diz o diretor.

Dinâmica da nutrição – Atualmente, são servidas seis refeições todos os dias para cada um dos pacientes do Complexo, mais 150 refeições/dia para os pacientes do setor de Hemodiálise, de segunda a sábado, que são os dias de realização do serviço. Também são servidas três refeições para acompanhantes. Fora disso, os funcionários plantonistas noturno ainda têm três refeições, assim como os plantonistas diurnos. Os pacientes do Complexo têm o desjejum (7h), a colação (9h), almoço (12h), lanche (15h), jantar (18h) e ceia (21h). Funcionários têm cinco refeições/dia: desjejum (8h às 9h), almoço (11h às 12h30), lanche (15h às 16h), jantar (20h às 21h) e ceia (23 às 24h). Os acompanhantes têm o desjejum às 7h, o almoço de 12h30 às 13h e o jantar das 19h às 20h.

E para dar conta de tantas refeições diariamente, a equipe de Nutrição do Complexo é composta pelos nutricionistas Thiago Viana, Cristiane Oliveira, Elaine Penha, Janaína Dantas, Raquel Marques, Juliana Nóbrega, Luciana Wanderley e Marcos Sousa. A equipe de apoio e cozinha é formada por dois cozinheiros plantonistas, um cortador de carnes, quatro auxiliares de cozinha, dois copeiros para funcionários, seis copeiros de pacientes, dois auxiliares de serviços gerais e quatro sondaristas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp