A 10ª edição da Caravana da Rede Cuidar foi encerrada, neste sábado (15), com atendimentos na cidade de Mamanguape. Ao todo, 13 municípios paraibanos receberam a equipe itinerante que ofereceu atendimentos em cardiologia e ortopedia pediátrica, odontologia, nutrição, enfermagem, psicologia, serviço social e pediatria, além de capacitações, inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), sedação na odontologia para crianças com necessidades especiais e manejo de síndrome respiratória aguda grave.
De acordo com a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, a caravana leva assistência de alta complexidade a todas as regiões da Paraíba. “É um trabalho em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e que beneficia a população de todo estado. A regionalização da saúde é uma das propostas do plano de governo e a Caravana consegue oferecer esse atendimento e ainda treinar as equipes dos municípios para ampliar oferta de serviços como inserção de DIU e, agora, com o início da capacitação de sedação na odontologia, as crianças com necessidades especiais serão assistidas mais perto de suas residências, com profissionais devidamente preparados”, destacou.
Neste sábado, Manoel Gomes saiu de Itapororoca para conduzir a filha Daiane até o local de atendimentos da Caravana. Já é o segundo ano dela no fluxo do serviço e o pai conta como a Caravana tem sido importante para o cuidado com a filha. “Para mim, o atendimento aqui foi ótimo. Ela fez exames e já foi encaminhada para a ‘salinha’ do coração e para o ortopedista. Com esse atendimento aqui, a gente consegue levá-la para os médicos que ela precisa, já sai com tudo preparado e marcado”, explicou.
Em 2022, a Caravana da Rede Cuidar realizou 6.994 atendimentos. Este ano, a expectativa é ultrapassar os 11 mil. Segundo a coordenadora da ação, Juliana Soares, esse aumento ocorre devido à ampliação dos serviços oferecidos. “Ano passado, incluímos a capacitação em inserção de DIU e este ano chegamos com o treinamento para sedação em odontologia e manejo de síndrome respiratória aguda grave. Preparar esses profissionais é uma etapa importante do trabalho, para que os municípios tenham profissionais qualificados o ano inteiro”, pontuou.
O dentista Bruno Almeida participou da capacitação para sedação de pacientes com necessidades especiais e explica como isso tem impacto para a população. “Podemos dar uma qualidade de vida melhor aos pacientes, que antes eram encaminhados para outros serviços, em outras cidades. Agora, com esse conhecimento, é possível iniciar a oferta do atendimento que eles precisam aqui mesmo”, ressaltou.
A Caravana da Rede Cuidar realiza, anualmente em toda Paraíba, a busca ativa e o atendimento in loco de crianças com cardiopatias e problemas osteoarticulares. Na rotina, a Rede Cuidar atua com o serviço de telemedicina oferecido por meio da Salinha do Coração, que faz o contato das crianças com os médicos especialistas sem que elas precisem de grandes deslocamentos. As crianças triadas e avaliadas durante a caravana são incluídas no fluxo de atendimento e direcionadas para procedimentos de maior complexidade, quando necessário.