Salão Solidário. Esta é a denominação do projeto de ação social desenvolvido dentro do 36° Salão do Artesanato Paraibano de Campina Grande, cuja entrada é gratuita — assim como nas edições anteriores. A ação depende do gesto solidário dos visitantes que podem contribuir entregando na entrada do evento um quilo de alimento não perecível e, assim, além de conhecerem e adquirirem os produtos dos artesãos, estarão colaborando com entidades filantrópicas que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O Projeto Salão Solidário é uma iniciativa da primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, realizado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, em parceria com o Hospital Padre Zé. Ao final, todas doações serão destinadas a entidades de Campina Grande que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, a exemplo do que ocorreu em edições anteriores.
“É muito gratificante quando você vê que o 36° Salão do Artesanato Paraibano tem sido um evento em que todos saem ganhando — os artesãos e artesãs, com vendas que superam as expectativas, e aqueles que mais precisam, que vivem em condição de vulnerabilidade social”, disse Ana Maria Lins, destacando a importância da doação.
“É um gesto de solidariedade muito importante de quem vem visitar o Salão do Artesanato — uma doação que fará muita diferença para essas entidades”, acrescentou a primeira-dama do Estado.
O presidente da Fundação Padre Zé, Egídio de Carvalho, externou satisfação por mais uma parceria com o Governo do Estado. “São alimentos que serão distribuídos com as instituições que cuidam das pessoas mais fragilizadas da nossa sociedade na cidade de Campina Grande. O Hospital Padre Zé tem sido o parceiro do Governo do Estado”, disse.
Para a estrutura de arrecadação dos referidos alimentos no evento, o PAP montou um espaço no hall de entrada onde existe o cenário da Feira Central de Campina, contendo um depósito com 6 m². Para quem esquecer de levar o alimento, mas deseja apoiar a ação, também foi montada uma “casa” na rampa de entrada com a logomarca do Hospital Padre Zé para venda de alimentos.
Ainda por meio da parceria com o Hospital Padre Zé, o PAP cedeu um estande de 9 m² para que a entidade comercialize peças nos moldes de brechó, que fica na seção de Produtos Criativos do evento.
O 36° Salão do Artesanato Paraibano de Campina Grande está sendo realizado numa megaestrutura e uma localização privilegiada, a avenida Severino Cabral. O evento, uma realização do Governo do Estado e Sebrae, prossegue até o dia 2 de julho, todos os dias da semana, das 15h às 22h, com o tema “Tudo Vira Arte na Feira de Campina”, uma homenagem à Feira Central da Rainha da Borborema.
Além do Sebrae, que divide com o Governo do Estado a realização do Salão do Artesanato Paraibano, o evento conta ainda com importantes parcerias: Detran-PB, Cagepa, Procon-PB, Jucep, Programa Empreender-PB, Funesc, PBTur, Paqtc-PB, UEPB, Corpo de Bombeiros Militares, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Colégio Lourdinas de Campina Grande, Hospital Padre Zé e Azul Cargo.