O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, recebeu, nessa segunda-feira (29), a visita técnica dos alunos do terceiro período do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Segundo a coordenadora do Núcleo de Estágio, Pesquisa e Eventos (Nepe), Kawana Shelen, todos os cursos da área da Saúde podem solicitar essas visitas técnicas. “Elas são marcadas com até 15 dias de antecedência, nas áreas de assistência à saúde e atendimento ao paciente nas áreas críticas. Todas as escolas, que são conveniadas com o Estado, podem trazer grupos para conhecer o hospital”, salientou.
A visita técnica dura quatro horas e os estudantes são acompanhados pelo professor e um representante do Nepe. “Geralmente, o grupo conhece um pouco de cada espaço da unidade de saúde. Visitam as enfermarias, Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) e emergência hospitalar. Para Kawana Shelen é uma oportunidade de os estudantes tirarem dúvidas e conversarem com os profissionais. “Essa visita foi muito importante para os 12 alunos, pois foi o primeiro encontro deles com a instituição, de forma prática, foi o momento perfeito para eles tirarem muitas dúvidas com os nossos profissionais”, completou.
Para a professora do curso de Medicina pelo Departamento de Promoção da Saúde da UFPB, Daniella Barbosa, era muito importante os estudantes conhecerem o Hospital de Trauma. “Essa unidade de saúde é referência para todo o Estado da Paraíba, na rede de urgência e emergência, em traumatologia. Os alunos conheceram todos os equipamentos disponíveis na instituição para entender não só como funciona o hospital, mas que ele se articula com outros equipamentos de saúde formando uma rede de urgência e emergência, junto com as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs 24h), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e SAMU”, ressaltou.
O estudante de Medicina, José Carlos Balbino, disse que a visita superou as expectativas. “Pudemos conhecer as instalações, todo o aparato tecnológico e material humano dessa unidade de saúde, que é referência para nós. Foi uma oportunidade única conhecer esse ambiente, que futuramente será o nosso ambiente de trabalho”, frisou.