Com o objetivo de promover a integração dos apicultores e meliponicultores da Região do Seridó, foi realizado o I Encontro dos Apicultores e Meliponicultores do Seridó Paraibano, no Centro de Capacitação Profissionalizante de Cubati. O evento teve a participação de produtores e técnicos que integram a cadeia produtiva.
O encontro também serviu para debater a atividade e chamar a atenção dos gestores públicos e da sociedade para a importância da apicultura no meio ambiente e na economia regional.
O município de Cubati tem atualmente dez apicultores, com uma produção anual de duas toneladas. A comercialização é realizada direto ao consumidor, como também no comércio local e regional, informou o extensionista rural Marcio José Osmir Azevedo dos Santos.
A programação debateu o manejo dos apiários para alta produtividade e diversificação da produção, tendo como palestrante o professor Igor Torres Reis; Apicultura no bioma Caatinga, dificuldades e desafios, pela professora Maurizete da Cruz Silva; A importância ambiental e econômica das abelhas, pelo apicultor José do Patrocínio Pombo e a Viabilidade econômica da atividade apícola no semiárido nordestino, por Domilson de Oliveira dos Santos.