O Governo da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), promove uma programação especial alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. As atividades começam neste domingo (2) com uma caminhada organizada por entidades voltadas às pessoas com autismo.
Na segunda-feira (3), a partir das 8h, no auditório Jimmy Queiroga, da Funad, em João Pessoa, ocorre o Seminário TEA: descobertas e avanços. Este ano, o tema da campanha nacional será: “Mais informação, menos preconceito”. A abertura vai ser realizada pela presidente Simone Jordão, com participação da presidente da Associação Integrada das Mães de Autistas (AIMA), Elaine Araújo.
A solenidade prossegue com apresentação de talentos e artes, com usuários da Coordenação de Educação Integrada/Autismo (Codei), da Funad, sob a orientação da professora de música Paula Dantas. Em seguida, será a vez da palestra da assessora técnica da Instituição, Alice dos Santos, que falará sobre a Rede Pública de Atendimento à Pessoa com TEA.
O evento também terá a participação da coordenadora especial da Pessoa com Deficiência do Município de João Pessoa, Nydia Farias, seguida do médico Estácio Júnior, que abordará o tema “Identificação e Intervenção das Comorbidades Associadas ao Transtorno do Espectro Autista”. Em todos os módulos, haverá debates e espaço para esclarecer dúvidas.
O seminário continua à tarde, com o musical do usuário da Codei, Guilherme Araújo, desta vez sob a condução da professora e terapeuta Raquel Apolinário. Em seguida, a Intervenção da Arte sobre o Autismo, será o tema abordado e envolverá reabilitadores da instituição, seguida de debate.
Para dar continuidade, serão discutidas as experiências do autismo na vida adulta, com o relato do estudante do IFPB, Bruno Brito Costa, e mediação da psicóloga da Codei, Aline Fonseca. Os desafios e perspectivas da intervenção com autistas na adolescência e vida adulta serão outros temas abordados.
O seminário termina com discussão sobre as alternativas pedagógicas para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista, com participações de psicopedagogas e pedagogas da Funad, seguida de debate. Enquanto durar o evento, reabilitadores desenvolvem atividades de recreação com os usuários, na piscina e ginásio de esportes.
Na terça-feira (4), a Funad estará com atividade restrita às famílias dos usuários atendidos na instituição. Será o treinamento parental baseado em vivências, abordando entre outras coisas, atividades de vida diária, manejo comportamental, sexualidade da pessoa autista e orientações de primeiros socorros.
Durante toda a semana, a Funad reforça o Censo Estadual da Pessoa com Deficiência, para ampliar a coleta de dados de pessoas com autismo na Paraíba.