Com a assistência técnica continuada da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, o produtor André de Sousa, na comunidade Sítio Sabiá, no município de Lagoa, no Sertão paraibano, está colhendo a safra de melancia da variedade Granada. A produção, que abastece o mercado local com entrega na Ceasa de Patos, vem melhorando a renda familiar.
O que chamou a atenção dos técnicos que prestaram assistência ao produtor rural foi a produtividade de 40 toneladas obtidas na área cultivada de apenas um hectare. A assistência técnica foi do extensionista Francieldo Xavier, que orientou o agricultor, desde o preparo do solo até a colheita. Os trabalhos têm o acompanhamento o gerente regional da Empaer em Pombal, Leonar de Souza.
Na comunidade, o produtor trabalha com o sistema de irrigação por gotejamento, porque é mais econômico e consome menos água. Duas pessoas executam as atividades de cultivo da melancia na propriedade, mas, quando necessário, são contratados outros trabalhadores. Tendo um custo médio de produção de R$ 200,00 a tonelada por hectare, a mesma tonelada é comercializada, em média, por R$ 600,00.
O produtor, além da plantação de melancia, também cultiva tomate, usando o mesmo sistema de irrigação por gotejamento. Ele também tem uma criação de bovino, o que proporciona melhoria da renda familiar mensal.