A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, esteve na manhã desta terça-feira (14) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ocasião em que discutiu com a reitora da instituição, Célia Regina Diniz, detalhes de mais uma parceria para alojar artesãos que vão participar do 36° Salão do Artesanato Paraibano, previsto para ser realizado de 8 de junho a 2 de julho, em Campina Grande, e que vai homenagear a Feira Central da Rainha da Borborema e os 40 anos do Maior São João do Mundo.
Ao lado da esposa do vice-governador Lucas Ribeiro, Camila Ribeiro, Ana Maria Lins destacou a importância desta parceria com a UEPB, que ocorre pela segunda vez consecutiva. “Estamos muito felizes por termos fechado com a UEPB esta parceria, que ocorre pela segunda vez. O Centro Artístico Cultural foi considerado um lugar excelente pelos artesãos e artesãs que participaram do 34° Salão do Artesanato — e era um desejo deles ficarem mais uma vez neste espaço. Isso aumenta muito o sentimento de felicidade de todos nós”, afirmou, parabenizando a UEPB pelos seus 57 anos, completados nesta quarta-feira (15).
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, pasta à qual o PAP é vinculado, também destacou a importância do alojamento para os artesãos. “É um alojamento em um local estratégico, no Centro da cidade, com todo o conforto, próximo do local onde o Salão do Artesanato será realizado, facilitando a locomoção dos artesãos. É uma parceria em que se unem a educação e a cultura”, comentou.
A reitora da UEPB, Célia Regina, externou alegria por mais uma parceria com o Governo do Estado. “É um prazer receber os artesãos e artesãs da Paraíba para o Salão do Artesanato. A reunião teve o objetivo de fortalecer ainda mais as nossas parcerias, oferecer as condições para que os artesãos e artesãs se sintam bem na nossa Universidade, que tem o forte de trabalhar a cultura, de trabalhar a arte”, disse.
Célia Regina também destacou o relacionamento entre a UEPB e o Governo do Estado. “Nós temos trabalhado em parceria com o Governo do Estado. Com o governo de João Azevêdo, nós conseguimos, em dois anos de gestão da universidade, o desbloqueio de progressões funcionais”, acrescentou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também enalteceu a parceria com a UEPB para alojar os artesãos. “É uma satisfação muito grande, porque essa parceria com a UEPB tem sido um sucesso desde o ano passado. O alojamento dos artesãos fica no Centro, então eles estão superfelizes em saber que vão ter novamente uma estrutura com restaurante popular perto, farmácia”, comentou, adiantando que os artesãos que vão participar do 36° Salão vão contar com oficinas ministradas pelo renomado estilista Ronaldo Fraga a partir da próxima semana.
O encontro entre a primeira-dama do Estado e a reitora da UEPB foi prestigiado, ainda, pela vereadora Eva Gouveia; pela vice-reitora Vânia Fonseca; pelo chefe de gabinete da Reitoria, Luciano Albino; pelo diretor do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, Fábio Moraes; e pela coordenadora de Capacitação do Artesanato Paraibano, Yara Alencar.
Por fim, Ana Maria Lins realizou uma visita ao terreno onde será montada a megaestrutura do 36° Salão do Artesanato Paraibano. O espaço será mais amplo e no mesmo local da edição anterior, na rua Otacílio Nepomuceno, no bairro Catolé.