John Kerry tem reunião com Marina nesta segunda para discutir combate ao desmatamento

John Kerry tem reunião com Marina nesta segunda para discutir combate ao desmatamento

Enviado especial dos EUA para o clima se encontrará com ministra do Meio Ambiente no Itamaraty. Agenda de Kerry deve ter também encontro com vice-presidente, Geraldo Alckmin.

O assessor especial do governo Joe Biden para o clima, John Kerry, se reunirá nesta segunda-feira (27) com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Segundo a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a visita de Kerry ao país tem como objetivo discutir dois assuntos centrais: questões climáticas e combate ao desmatamento. No início do mês, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou interesse em colaborar financeiramente com o Fundo Amazônia (veja mais abaixo).

Kerry chegou à Brasília neste domingo (26) e se reunirá com parlamentares, ministros e empresários ao longo desta semana. O g1 apurou junto a integrantes do governo brasileiro e do governo americano que a agenda deve ser dividida em duas vertentes de discussão: agenda climática da viagem e agenda diplomática da questão ambiental.

Além da ministra do meio ambiente, Kerry também deve se reunir com o vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara e com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

A previsão é que a reunião com Marina Silva e Alckmin ocorra no Palácio Itamaraty nesta segunda-feira (27). Mais tarde, autoridades devem se reunir em um jantar na Embaixada dos Estados Unidos.

Fundo Amazônia

Entre os pontos que serão abordados durante a viagem de Kerry está a intenção dos EUA de fornecer recursos para programas de conservação e preservação da Amazônia, incluindo o aporte de recursos para o Fundo Amazônia.

No início do mês, durante a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Washington, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden sinalizou a intenção de colaborar com Fundo Amazônia.

A previsão é que o repasse do governo americano ao Fundo Amazônia será de US$ 50 milhões (R$ 270 milhões). O valor do aporte foi noticiado pela “Folha de S. Paulo” e confirmado pelo blog da jornalista Julia Duailibi por uma fonte do governo brasileiro que acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Washington.

g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp