A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio Coordenação Estadual de Imunizações, realiza, a partir desta segunda-feira (6), a oficina de implantação do Procedimento Operacional Padrão (POP) nas salas de vacinas. O objetivo é fortalecer as boas práticas de vacinação. Estão presentes na agenda os coordenadores de imunização municipal e coordenadores de atenção primária dos municípios que fazem parte da 1ª Macrorregião de Saúde e representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems).
De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Márcia Mayara, o estado ainda não tinha um plano padrão de operacionalização. A oficina vai reforçar as boas práticas das salas de vacina e fortalecer os protocolos de segurança dos usuários. “A implantação dos POPs para as salas de vacina irá possibilitar a organização e padronização dos procedimentos das tarefas executadas de acordo com o PNI, para serem executadas com qualidade e eficácia dentro da unidade”, explica.
Ao todo, são nove procedimentos que foram retirados de Notas Técnicas enviadas pelo PNI e Ministério da Saúde como a higienização da sala de vacina, higienização das mãos, manejo de caixa térmica, entre outros. A oficina tem duas etapas: a parte teórica, na qual são apresentadas as boas práticas nas salas de vacina; e, após a apresentação teórica, serão feitos grupos para a oficina prática com atualização do calendário vivo e estudo de caso.
A Coordenação de Imunizações da SES aplicará a oficina nas 2ª e 3ª Macrorregiões durante a semana. Na quarta-feira (8), a agenda ocorrerá em Campina Grande e na sexta-feira (10) a oficina será realizada em Patos.