O governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) tem 83,1% de chances de vitória no segundo turno das Eleições 2022, de acordo com um estudo criado pelos cientistas políticos George Avelino, Guilherme A. Russo e Jairo T. P. Pimentel Junior, do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP e divulgado pela Folha de São Paulo nesta sexta-feira (14).
O estudo também mostra que a chance de virada de Pedro Cunha Lima (PSDB) é de 16,9%. Para o resultado, o estudo leva em conta o resultado do primeiro turno, quando João Azevêdo conquistou 39,7% dos votos contra 23,9% de Pedro Cunha Lima, o segundo colocado.
A probabilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito neste ano é de 76,7%, o que deixa a Jair Bolsonaro (PL) uma chance de virada de 23,3%, mostra uma fórmula desenvolvida para prever o desfecho do segundo turno com base nos resultados do primeiro.
Para chegar a esses percentuais, Avelino, Russo e Pimentel utilizam uma equação que leva em conta apenas dois aspectos: o percentual de votos válidos recebidos pelo líder do primeiro turno e a diferença em relação ao segundo colocado.
Enquanto desenvolviam o modelo, eles analisaram 128 disputas presidenciais de segundo turno em 44 países, incluindo o Brasil, além de 287 segundos turnos em pleitos estaduais e municipais brasileiros.
Com base nas eleições regionais, examinaram outras variáveis, como tentativa de reeleição, características demográficas, perfil dos candidatos e distribuição dos votos entre os derrotados no primeiro turno. Descobriram que nada disso aprimorava a capacidade de previsão da fórmula.
(*Com informações da Folha de São Paulo)
@politicaetc