Secretaria de Administração firma Acordo de Cooperação Técnica com a UFPB

Secretaria de Administração firma Acordo de Cooperação Técnica com a UFPB

O Governo do Estado, através da Secretaria de Administração da Paraíba (Sead), firmou com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) um Acordo de Cooperação Técnica que tem por objetivo estabelecer parceria, em regime de múltipla colaboração, para desenvolvimento de atividades de interesse comum do Laboratório de Inovação em Contratos Públicos e Governo (LabGov), executado pela UFPB, no âmbito do Núcleo de Inovação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), vinculado à Agência de Inovação Tecnológica. 

Assinaram o acordo, a secretária de Estado da Administração, Jacqueline Gusmão, e o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia. A cerimônia aconteceu no gabinete do reitor e também contou com a presença do secretário Letácio Tenório, da Controladoria Geral do Estado (CGE).

Criado recentemente, o LabGov pretende desenvolver atividades de interesse mútuo que visam, por meio da construção e disseminação de soluções inovadoras, elevar a capacidade de gestão das políticas públicas através das aquisições e contratações, contribuindo para o desenvolvimento regional sustentável.

A parceria com o Governo do Estado irá promover inovação e a melhoria contínua das práticas de gestão das contratações públicas. O LabGov conta com uma equipe de 26 integrantes, entre pesquisadores e extensionistas das áreas de Gestão Pública, Direito e Ciência da Computação.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira (17), uma reunião para a ativação do Centro de Operações de Emergência (COE) para o monitoramento e acompanhamento da Monkeypox na Paraíba. O objetivo é definir estratégias para assistência e contenção do agravo. Estiveram presentes representantes do Conselho de Secretarias Municipais da Paraíba (Cosems-PB), Conselho Estadual de Saúde (CES), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Hospital Universitário Alcides Carneiro (HU-CG), Lacen – PB, Agevisa e Complexo Hospitalar Clementino Fraga. 

Na ocasião, foi apresentado o cenário epidemiológico atual da Monkeypox e o Plano Estadual de Contingenciamento. De acordo com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, o objetivo do COE é realizar discussões sobre como está sendo conduzido o plano de contingência do agravo, tanto na parte de notificação de caso suspeito, quanto na parte laboratorial e na hospitalar. Ela afirmou que a sala de situação para acompanhamento da Monkeypox existe desde julho. 

“Diante de uma emergência em saúde pública, a situação epidemiológica muda muito. O objetivo desse centro de operações é que ele inicie essas atividades, pois a rotina de trabalho altera semanalmente, como a definição de caso, a parte laboratorial. Por isso se faz necessário um grupo com representantes dos órgãos e instituições presentes, para difundir as informações e junto com a SES realizar qualificações periódicas”, explicou.

Renata Nóbrega lembrou que está em período sazonal da varicela e esse diagnóstico pode se assemelhar e confundir com outros agravos, daí a importância de procurar uma unidade de saúde para orientações. A secretária explanou que a SES está trabalhando em conjunto com a Sociedade Paraibana de Infectologia para conhecer melhor sobre a doença.

A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, reforçou que o paciente inicia o atendimento na Atenção Primária e, por este motivo, foi pactuado durante a agenda mais capacitação para os profissionais da ponta. “Fechamos hoje esse fluxo para orientar os 223 municípios em suas unidades básicas de saúde”, afirmou. 

O COE da Monkeypox é formado por um grupo técnico, com pessoas que têm expertise na área, e terá reuniões semanais, às quartas-feiras, de forma virtual, para atualização e análise do cenário epidemiológico. Até o momento, a Paraíba só confirmou um caso do agravo, quatro já foram descartados e 37 seguem em investigação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp