João Azevêdo inaugura Museu da Polícia Militar e destaca importância do espaço na preservação da história da corporação

João Azevêdo inaugura Museu da Polícia Militar e destaca importância do espaço na preservação da história da corporação

O governador João Azevêdo inaugurou, na noite desta segunda-feira (27), em João Pessoa, o Museu da Polícia Militar da Paraíba (PMPB). Criado há nove anos, o equipamento ganhou finalmente um espaço físico em uma área privilegiada da Capital — o anel externo do Parque Solon de Lucena.

Ao lado da primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, João Azevêdo ressaltou a importância do museu na preservação da história da instituição mais antiga da Paraíba. “A Polícia Militar nos honra muito, e agora vai ter um espaço para a população reverenciar toda a sua história, com participação na história paraibana, com participação na história do Brasil. Já criamos o Museu da Cidade de João Pessoa, o Museu do Artesanato Paraibano. Em breve, vamos ter o Museu da Paraíba, no Palácio da Redenção. Enfim, é com esse olhar para os diferentes segmentos que vamos construindo uma Paraíba cada dia melhor”, disse. 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Há dois anos, nós dizíamos o quanto seria importante essa parceria para que pudéssemos avançar, nas ações, no trabalho, cuidando das pessoas, cuidando da cidade. Para mim, é motivo de alegria participar da inauguração desse museu que conta a história da Polícia Militar, uma corporação que merece cada vez mais o nosso reconhecimento”, falou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, agradeceu os investimentos do Governo do Estado na área. “Hoje é um dia de agradecimentos. A segurança tem passado por uma verdadeira transformação sob o comando do governador João Azevêdo desde 2019, quando iniciamos algumas entregas despretensiosas, porque não sabíamos o tamanho dos passos que seriam dados. E avançamos muito: criamos condições dignas para os servidores do IML de João Pessoa, interiorizamos as ações das forças policiais”, afirmou. 

Por sua vez, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, ressaltou que ter um espaço físico para o Museu da Polícia Militar é fortalecer o dever institucional da corporação. “Passados quase 200 anos de sua fundação, a instalação do museu fortalece o sentido maior do institucional, de culto aos valores históricos, ao civismo e ao amor à farda da Polícia Militar”, comentou.

O Museu da Polícia Militar da Paraíba tem catalogadas 500 peças — entre documentos históricos, fardamentos, armamentos e painéis. O local será aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

O diretor do Museu, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, foi enfático ao descrever o momento vivido pela Corporação: “É um momento histórico para a Polícia Militar da Paraíba, cuja história se confunde em vários momentos com a formação do Estado. É um equipamento, com seu prédio próprio, muito relevante para o circuito museológico e também uma contribuição bastante significativa para todos aqueles que visitam a nossa cidade”. 

O Museu da Polícia Militar da Paraíba está dividido da seguinte maneira: Salão 1, que conta toda a história da corporação; e Salão 2, que conta a transição da corporação. Quem visitar o espaço vai poder apreciar momentos importantes, a exemplo da participação da Polícia Militar na Revolução Constitucionalista de 1932 e também na Revolução de 1930, entre outros momentos históricos igualmente importantes. 

Participaram ainda da solenidade diversas autoridades, a exemplo dos deputados estaduais Wilson Filho e Ricardo Barbosa, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, além de auxiliares da gestão estadual, como Pedro Santos, presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), e Damião Cavalcanti, secretário de Estado da Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp