Colômbia deve ter grande adesão em eleição polarizada; 2º turno é neste domingo (19)

Colômbia deve ter grande adesão em eleição polarizada; 2º turno é neste domingo (19)

Os colombianos decidem neste domingo (19) quem será o novo presidente do país, e a disputa é polarizada entre a esquerda e a direita.

O senador de esquerda Gustavo Petro, ex-prefeito de Bogotá e ex-guerrilheiro, e o empresário Rodolfo Hernández, candidato populista de direita com um discurso antissistema, disputarão o cargo no segundo turno das eleições da Colômbia.

Pela primeira vez em duas décadas, a disputa não terá um nome ligado ao ex-presidente Álvaro Uribe.

Segundo analistas consultados pela CNN, o fim do primeiro turno presidencial na Colômbia, disputado em 31 de maio, deixou um claro protagonista, uma esquerda com votação inédita e vários derrotados.

O debate político não é mais entre uribismo e petrismo, e uma punição ao sistema político estabelecido e o desejo de mudança são evidentes.

O país mais conservador da América Latina pode voltar a ter uma liderança de esquerda se Gustavo Petro for eleito; o candidato saiu em vantagem do primeiro turno, com 40,4% dos votos — 8,5 milhões de colombianos optaram por ele.Entretanto, se os eleitores que votaram em Federico Gutierrez — o terceiro colocado no fim de maio — optarem por Rodolfo Hernández, o candidato populista que foi chamado de “Jair Bolsonaro” ou de “Donald Trump da Colômbia”, este terá maior chance de ganhar.

No primeiro turno, Hernández recebeu 27,9% de votos, o equivalente a 5,9 milhões de pessoas.

SegurançaA campanha eleitoral é realizada em um momento conturbado na Colômbia. Além da pandemia, o país foi palco de grandes protestos, reprimidos com violência pela polícia, e da volta de atentados depois do acordo de paz com as Farc.Ambos os candidatos denunciaram que receberam ameaças de morte durante a campanha eleitoral, e Hernández cancelou todos os eventos da última semana por esse motivo.A segunda questão em torno do tema de segurança é que o candidato que não vencer poderia não aceitar o resultado, uma vez que houve provas de fraudes eleitorais no passado.

Ambos falaram à CNN e disseram, no entanto, que irão respeitar os resultados das eleições.Quem são os candidatos:Gustavo PetroLíder da esquerda, Petro é reconhecido como ex-membro do grupo de guerrilha M-19 (Movimento 19 de Abril), desmobilizado nos anos 1990. O passado como militante tornou a vida pública do primeiro colocado polêmica.

Nascido no município de Ciénaga de Oro, no departamento de Córdoba, na costa caribenha, em 1960, entrou para a vida pública ainda jovem, aos 21 anos, como conselheiro municipal, uma espécie de vereador. Foi nessa época também que se aproximou do M-19.A eleição deste ano é a terceira tentativa de Petro de ocupar a cadeira presidencial.

Antes, o candidato foi senador e prefeito da capital colombiana, Bogotá.Rodolfo HernándezCom um princípio de vida política repleto de polêmicas, ele se autodenomina “Engenheiro Rodolfo Hernández”.

Nasceu em Piedecuesta, no departamento de Santander, em 1945, é um empresário na mesma região, localizada no nordeste da Colômbia.Em 1992 foi eleito vereador, mas nunca assumiu o cargo.

Anos depois, em 2016, foi eleito prefeito de Bucaramanga, embora não tenha completado o mandato por uma série de sanções disciplinares impostas pela Procuradoria-Geral da Colômbia devido a escândalos.

A CNN entrou em contato com os representantes de Hernández sobre os acontecimentos, mas não obteve retorno.

*Com informações da