Raniery Paulino e sua luta incansável pelos direitos das pessoas com deficiências do estado da Paraíba

Raniery Paulino e sua luta incansável pelos direitos das pessoas com deficiências do estado da Paraíba

O deputado estadual Raniery Paulino, já conhecido por todos os paraibanos, tem como uma das suas principais bandeiras de luta a defesa contínua pelos direitos das pessoas com deficiências do estado.

A luta em defesa dessas pessoas começou desde o início do seu mandato como deputado estadual, ou seja, há quase 16 anos. De lá pra cá Raniery não parou mais, foram muitas conquistas alcançadas, e outras ainda por vir, como é o caso da criação da Delegacia Especializada de Proteção e Defesa das Pessoas com Deficiências do estado.

No mesmo sentido da criação da delegacia, onde o maior objetivo é proporcionar um atendimento mais humanizado a essas pessoas que enfrentam diariamente preconceitos, problemas de acessibilidade, insegurança e exclusão, Raniery também propõe a criação de uma Vara de Justiça Especializada para os Portadores de Deficiências no estado. Observamos que é de suma importância a instalação desses dois equipamentos quando nos deparamos com os últimos dados do atlas da violência, que traz um crescimento exponencial de casos contra PCDs no país.

Raniery também é autor da Lei Estadual nº 9.899, de 05 de outubro de 2012, que classificou a visão monocular como deficiência no estado, trazendo inúmeros benefícios para essas pessoas. O portador de visão monocular enxerga bem por apenas um olho, no outro, apresentam 20% ou menos da capacidade de enxergar, o que compromete o campo visual.

Durante a pandemia, umas das ações desempenhadas foi a peleja pela prioridade na vacinação dos genitores, tutores e cuidadores, que foi solicitado ao Governo da Paraíba para que medidas fossem tomadas no intuito de garantir prioridade de vacinação contra a Covid-19, tendo em vista estarem em contato direto com o público alvo. Outro ponto são as audiências públicas que foram e continuam sendo realizadas para discutir políticas, onde especialistas, PCDs e a comunidade em geral participam com o objetivo comum de trazer soluções para a melhoria de vida dessas pessoas. Ainda neste contexto, Raniery encaminhou apelo há quase 60 prefeitos, através de requerimentos aprovados, no sentido de envidar esforços para priorizar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as pessoas com Síndrome de Down na Vacinação contra a Covid-19.

Recentemente, requereu ao Governador João Azevêdo a criação de um Centro Estadual de Referência no Tratamento de Pessoas com Autismo no Brejo Paraibano. O objetivo desse Centro é que os portadores do transtorno do espectro autista tenham um acompanhamento especializado e humanizado, e além disso, cessaria a luta das mães que precisam se deslocar para este atendimento em outras cidades. Raniery também defende a interiorização da FUNAD, que atenderá as pessoas com deficiências em todo o estado.

Também, temos o Censo das Pessoas com deficiência, que está sendo realizado pelo governo do estado, projeto de autoria de Raniery Paulino, que visa compreender as necessidades dessas pessoas e suas especificidades, bem como, a finalidade de subsidiar a implantação de políticas públicas voltadas para essa população. Após o término do censo, com certeza teremos investimentos mais descentralizados para o atendimento de tudo que foi coletado, e por consequência, uma melhor qualidade de vida para todos os PCDs do estado.

Em seu mandato Raniery defende muitas bandeiras, mas escolhi relatar hoje a sua incessante luta pela melhoria de vida dos PCDs no estado, antes tão invisíveis em suas necessidades, pois são pessoas que precisam de um olhar diferenciado, de inclusão, compreensão, respeito, e principalmente, um olhar de amor. Além do mais, Raniery tem contado com a sensibilidade e apoio do governador João Azevêdo para a concretização dos pleitos das Pessoas com Deficiências da Paraíba.

Neste registro trago o espírito público, o coração sensível ao bem, e a luta, de um homem público revestido do dever de servir, e não o oposto. Encerro minhas palavras com a frase dita durante o discurso de Ulisses Guimarães no momento da promulgação da nossa Constituição, que diz: “O segredo da felicidade é fazer do seu dever o seu prazer”, e isto é o que tem feito Raniery Paulino.

Rogério Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp