A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (19), duas mulheres e um homem no bairro Treze de Maio, em João Pessoa. A operação ‘Veios’ foi deflagrada no início da manhã e conta com pelo menos 10 policiais do Comando de Operações Táticas da PF do Rio Grande do Norte.
Moradores do local se assustaram quando a equipe policial arrombou o portão para ter acesso à casa. Vizinhos relataram que os moradores da residência alvo da PF estavam no local há cerca de seis meses e chegaram a fazer festas. Um carro de luxo foi apreendido no local.
Há também cumprimento de mandado de prisão no Parque do Sol, no Valentina. No total, são seis locais onde são cumpridos mandados na Capital da Paraíba.
A operação cumpre treze mandados de prisão preventiva e vinte e dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte. As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Natal/RN, Parnamirim/RN, João Pessoa/PB e Recife/PE.
A investigação, iniciada no final do ano de 2021, objetiva desarticular organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais que atuava principalmente na região metropolitana de Natal/RN, utilizando como base a comunidade de “Mãe Luiza”.
Durante as investigações, foram identificadas as principais lideranças da facção criminosa que domina o tráfico de entorpecentes e de armas naquela localidade, valendo-se de pontos de armazenamento e comércio da substância ilícita, bem como a criação de uma rede estruturada de pessoas voltadas para a traficância. Assim, além dos chefes do grupo, serão responsabilizados, também, os fornecedores e distribuidores da droga.
Nesse ponto, a cúpula da organização criminosa, instalada em João Pessoa/PB, adquiriu, tanto naquele estado, quanto no Rio Grande do Norte, diversos bens móveis e imóveis com os lucros obtidos através da atividade ilícita, os quais tiveram sua origem e propriedade ocultados e dissimulados.
Os presos nesta operação serão encaminhados para as sedes da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de integrar organização criminosa (artigo 2º da Lei nº 12.850/2013), tráfico de drogas (art. 33 da Lei n.º 11.343/2006) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei n.º 9.613/1998), dentre outros em apuração.
O nome da operação é uma alusão à “Batalha de Veios”, na qual o Exército Romano realizou um cerco à cidade etrusca de Veios, com estratégias bem-sucedidas, que levaram Roma a vitória e conquista daquele território.
Veja fotos Polícia Federal cumpre mandado no bairro Treze de Maio (Foto: Wallison Bezerra/MaisPB)
MaisPB