O Laboratório Central do Município (Lacen JP) iniciou o projeto ‘Se Cuida Servidor’ para a realização de exames de análises clínicas com os servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O projeto iniciou com os trabalhadores administrativos de alguns setores da Secretaria Municipal de Saúde e a previsão é estender para todas as secretarias da administração municipal.
O Projeto tem a intenção de cuidar da saúde do servidor dando a oportunidade de realizar uma bateria de exames, desde um simples hemograma até os mais complexos como situação hormonal, tireóide e outros, sem que o servidor precise se deslocar até os pontos de coleta do Lacen.“Para a engrenagem, serviços, de a Prefeitura funcionar de forma efetiva, suas peças, servidores, têm que estar com a saúde boa.
Nesse sentido surge o nosso projeto. João Pessoa é uma cidade que cuida e esse cuidado começa com os que estão ali também para ofertar o cuidado aos outros”, comenta o Diretor do Laboratório Central do Município, Rafael Travassos.
A partir do Se Cuida Servidor as equipes do Laboratório Central vão até os setores pré-estabelecidos e, com os devidos aparatos de segurança e higiene, realizam a coleta dos dados dos servidores e do sangue.
As amostras são processadas e analisadas na sede do Lacen e os resultados são entregues em mãos aos servidores.“Com o resultado em mãos, havendo alterações, aconselhamos aquele servidor a procurar um médico especialista pra firmar diagnóstico e assim realizar o tratamento mais adequado.
Ao final do projeto, apresentaremos, de forma geral, os índices de saúde dos servidores, baseado nos resultados dos exames realizados para que a partir desses resultados possam ser promovidas ações de saúde direcionadas”, explica Rafael Travassos.Até o momento já foram beneficiados os servidores dos setores da Tesouraria, Pesquisa de Preços, Diretoria Administrativa e Financeira e Contratos e Convênios da Secretaria Municipal de Saúde. Os próximos setores da secretaria a receberem a visita da equipe do Lacen serão Informática e Licitação, no próximo dia 22 de abril.
As coletas sempre acontecem nas segundas e sextas-feiras e o servidor precisa estar em jejum de no máximo 14h.
O dia da coleta é combinado previamente entre o coordenador do setor e a direção do Lacen e avisado aos funcionários.Laboratório Central – O Lacen funciona como uma rede de laboratórios. Além do prédio principal, localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe, conta com nove unidades localizadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospitais Municipais, Policlínica do Cristo e, 25 postos de coleta espalhados nos cinco distritos sanitários.
Através do Laboratório, a população tem acesso a exames bioquímicos, hematológicos, exames hormonais, marcadores tumorais, marcadores de fase aguda, marcadores da coagulação, dosagem de eletrólitos, exames imunológicos, culturas microbiológicas, exames de urina, exame parasitológico de fezes, entre outros. Ao todo, são ofertados 97 tipos de exames.
É na sede do Lacen, onde são realizadas as análises de todas as amostras coletadas. O serviço conta com equipamentos de última geração para processamento e análise e uma equipe especializada composta por 60 profissionais entre bioquímicos, biomédicos, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e outros.
O Laboratório Central do Município funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.Texto: Rebeka PaivaEdição: Katiana RamosFotografia: Ivomar Gomes