O presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou junto a equipe econômica a elaboração de uma proposta de aumento linear de 5% para os servidores públicos federais. A informação é do Jornal Extra.
Após a elaboração da proposta, a expectativa é que Bolsonaro anuncie nos próximos dias a concessão do reajuste. O aumento é linear e abaixo da inflação para todos os servidores.
Interlocutores apontam que o governo quer anunciar o quanto antes a medida para aplacar os movimentos de servidores, que deflagraram greves e manifestações. As paralisações de servidores do Banco Central e da Receita Federal são as que mais preocupam o governo, diante do risco para a economia.
Além disso, outro empecilho para o governo na negociação com as categorias é o prazo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por conta do ano eleitoral, o aumento ou reajuste só pode ser realizado seis meses antes do fim do mandato do chefe do executivo. Ou seja, é preciso que o projeto com os reajustes seja aprovado pelo Congresso Nacional até o fim de junho.
MaisPB com Extra, o Globo