A Galeria Augusto dos Anjos vai ganhar um novo visual, através de uma intervenção artística planejada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope). O assunto foi discutido na manhã desta terça-feira (12) com comerciantes do local. A ação, em homenagem ao poeta e escritor Augusto dos Anjos, tem parceria com grafiteiros e inclui trabalho com poesias.
Essa ação faz parte de um projeto da Prefeitura de João Pessoa de garantir vida para o Centro Histórico. “Nós estamos, sistematicamente, realizando intervenções artísticas, urbanas, em territórios do Centro Histórico para dar visibilidade ao local e chamar as pessoas para visitar. Estamos falando da Galeria Augusto dos Anjos, uma referência simbólica e cultural da cidade”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
O próprio nome do poeta, segundo ele, atrai pessoas, moradores e turistas. “Nós vamos transformar aquele ambiente num lugar aprazível, para as pessoas visitarem, realizarem suas compras e terem um momento de cultivo da literatura e da cultura. É isso que nós queremos”, acrescentou.
Participaram ainda da reunião o superintendente executivo de mobilidade urbana de João Pessoa, Marcos Souto Maior Filho; e o diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário. A iniciativa conta também com o apoio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
As intervenções já começaram com a atuação dos artistas Jailson, o Múmia; Fany Miranda; Cybele Dantas, mais conhecida como Cyber; Felipe, que assina Joint; e Amanda Dias, que assina Zona.
“Todos os artistas convidados estão executando as artes na própria galeria, que vai ganhar poesia autoral, poesia de Augusto dos Anjos e poderá ter ainda textos de outros autores paraibanos”, declarou Kaline Lima, curadora do projeto.
A iniciativa foi aprovada pelos comerciantes. Eles acreditam que terão um atrativo a mais na galeria. “A ideia é ótima. Os olhos dos poderes públicos precisam se voltar com mais carinho para o centro da cidade. Essa intervenção cultural já é um bom começo. Acredito que vai dar uma levantada na galeria que, diga-se de passagem, é linda e tem um valor histórico muito grande aqui no Centro da Capital”, declarou o comerciante Thiago Pontes.
Wilson Menezes também atua na área, participou do encontro e disse que gostou muito da ideia. “É bom porque vai tornar o espaço mais bonito, bem cuidado e, quem sabe, essa intervenção vai até atrair mais clientes para nosso comércio”, declarou.
Outras intervenções – A Funjope tem realizado uma série de intervenções pela cidade envolvendo pinturas e grafitagens pela cidade. No mês de março, durante o Festival de Verão Cidades Criativas, houve intervenção na Avenida Getúlio Vargas, Centro da cidade, com a grafitagem de um poema do escritor Políbio Alves, sobre o Varadouro, pintado no asfalto pela artista Fany Miranda.
Teve também no Trevo das Mangabeiras, no bairro de Mangabeira, uma criação dos artistas DedoVerde, Taynha, Moom Child, Hicor, Miguel Carcará (RN).
Na Rua Gabriel Malagrida, no Centro, os artistas MeiaCor, Pedro Mulinga, Perfect e Barbara Mesquita (Babilônia) se uniram para transformar a escadaria da Malagrida num belo painel artístico.
As artes urbanas estão ainda no muro do estádio Wilsão, em Mangabeira, feitas o artista Rizo (SC); no paredão escalada do Parque Solon de Lucena, pelas mãos de Shiko, e no Ponto de Cem Réis, idealizada por Narcelio Grud, artista cearense que fez uma intervenção urbana com papel educativo.
- Texto: Lucilene Meireles
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria