ASecretaria de Estado da Saúde (SES) institucionalizou parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) para a execução de ações conjuntas de apoio às vítimas de violência na Paraíba. Os secretários Geraldo Medeiros e Tibério Limeira, da SES e Sedh respectivamente, assinaram o termo na manhã desta terça-feira (1º).
De acordo com Geraldo Medeiros, a SES tem uma área técnica capacitada e preparada para dar esse suporte a programas intersetoriais que são executados por outras secretarias de estado. “Apoiamos a Secretaria de Desenvolvimento Humano em outros projetos como o de dignidade menstrual e o de promoção à saúde dos migrantes. A Rede Estadual também está preparada para acolher as vítimas de violência sexual. No Arlinda Marques, por exemplo, temos um ambulatório para o acolhimento de crianças e adolescentes”, pontua.
O secretário Tibério Limeira reforça que o trabalho intersetorial é fundamental, pois acredita que as ações só podem ter efetividade se forem feitas de maneira conjunta, por todos os atores que integram essa rede de proteção pelo estado.
“Não adianta cada um ficar na sua ilha e achar que sozinho vai conseguir resolver o problema. A gente precisa de toda uma rede de apoio na saúde, na educação, na área de assistência social. Por isso a intersetorialidade é tão importante”, completa.