A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Divisão de Educação Especial, está com inscrições abertas até sexta-feira (18) para a seleção simplificada para a função de cuidadores, na qualidade de voluntários, para o preenchimento de vagas no Programa Educador Social Voluntário. Serão selecionados 400 candidatos e as inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/iPD8mrBExWX6ZD7Y7. O valor da bolsa será de R$ 700,00 mensais.
Os selecionados irão desenvolver as atividades, de forma presencial, nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e nas escolas da Rede Municipal. Cada cuidador social voluntário poderá concorrer até duas vagas, desde que sejam em horários distintos.
O processo seletivo simplificado será composto de três etapas: validação da inscrição, análise de currículo e entrevista individual respeitando todos os protocolos sanitários e de biossegurança para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e suas variantes, com duração máxima de 20 minutos, por candidato, sendo obrigado o uso de máscara.
Inscrições – Após o preenchimento da ficha o candidato vai aguardar a convocação da Comissão para apresentar os documentos pessoais que são: cópia da carteira de identidade e do CPF; título de eleitor; declaração de quitação eleitoral; comprovante de residência; certidão criminal negativa; documento comprobatório de regularidade da situação perante o serviço militar (para homens); currículo; cópia do certificado do Ensino Médio; e cartão de vacinação contra a Covid-19.
A ausência de documentação implica na desclassificação imediata do candidato.
Do total de vagas destinadas será garantido o percentual de 5% para os candidatos comprovadamente com deficiência. Ele deverá apresentar no ato da entrevista o laudo médico, com data dos últimos três meses do lançamento do Edital, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual ou auditiva, passíveis de correção simples pelo uso de lentes ou aparelhos específicos.
Requisitos – Para concorrer às vagas de Educadores Sociais Voluntários – Cuidador o candidato deverá ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou cidadão português, amparado pelo estatuto de igualdade de direitos; possuir idade mínima de 18 anos completos na data de encerramento das inscrições; ter, no mínimo, formação de nível médio completo; disponibilidade de, no mínimo, 20 horas semanais para desenvolver atividades nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino da Capital, atestado na ficha de inscrição.
O Processo Seletivo Simplificado (PSS) tem prazo de um ano com possibilidade de renovação por mais um ano.
Atribuições – Prestar auxílio diretamente ao estudante que possua qualquer deficiência física, intelectual, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, assistindo-o quanto aos cuidados básicos de alimentação, higiene, locomoção, recreação e organização das condições do ambiente escolar, para realização das atividades escolares orientadas pelo professor.
Deverá também acompanhar e prestar auxílio ao estudante durante as atividades pedagógicas, para que possam realizar as atividades cotidianas e as propostas pelos professores durante as aulas e extraclasse, visando assim sua efetiva participação pedagógica na unidade educacional na escola ou Crei.
Confira aqui a publicação no Semanário Municipal
Secom/JP