A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), deu início à escola gratuita de triathlon nesta quarta-feira (16). Mirando o alto rendimento, o projeto será integrado ao ‘Campeões do Amanhã’, para adolescentes entre 12 e 16 anos. O primeiro treino-teste foi feito na orla do Cabo Branco com quatro atletas que vão servir de espelho neste início das atividades.
Com 10 vagas disponíveis, os interessados em participar ainda vão ser submetidos a uma seletiva. As aulas estão previstas para acontecer quatro vezes na semana: segunda, quarta e sexta, entre 15h30 e 17h30, e no sábado das 6h às 8h. O secretário de Juventude, Esporte e Recreação, Kaio Márcio, explicou como será o processo de inscrição.
“A inscrição pode ser feita no quiosque da Sejer, em frente ao hotel Xênis, próximo ao Busto de Tamandaré, sempre de segunda a sexta, entre 6h e 8h. Precisa levar apenas um documento oficial com foto e comprovante de residência. Qualquer pessoa nessa faixa etária que estamos propondo pode se inscrever. Queremos um número máximo para depois para ver quem se enquadra no perfil que buscamos visando preparar esses jovens atletas para competição”, comentou Kaio Márcio.
O coordenador da escola de triathlon será o diretor de alto rendimento da Secretaria de Esportes da Capital, Rossini Freire. Ele tem três medalhas olímpicas como preparador físico no vôlei de praia, como a prata nos Jogos de Sydney (2000), ouro em Atenas (2004) e bronze em Pequim (2008) acompanhando atletas, como Zé Marco, Ricardo e Emanuel.
“Vamos dar oportunidades aos paraibanos e as pessoas da Capital, em especial, de praticarem esporte. O triathlon é muito difundido no Brasil por ser um esporte olímpico e nós estamos empenhados em tentar formar grandes campeões. Estamos plantando uma semente”, disse Rossini Freire.
Um dos espelhos da escola de triathlon será Jamal Barroso. No ano passado, o garoto foi o número 1 do ranking após disputar quatro etapas da Copa Brasil de Maratona Aquática, na faixa etária de 12 anos. Pela primeira vez, o menino está disposto a encarar o esporte que mistura natação, corrida e ciclismo.
“Muito gratificante participar deste projeto ‘Campeões do Amanhã’. Vai ajudar a desenvolver a base no triathlon. Aqui em João Pessoa não tinha. É muito difícil triathlon. É um esporte caro. Ter essa oportunidade para as pessoas da minha idade é especial. Os treinamentos não vão ser fáceis, mas se buscar se esforçar o resultado vai sair”, finalizou Jamal Barroso.