Governo premia propostas vencedoras do concurso de ideias inovadoras para requalificação do Centro Histórico de João Pessoa

Governo premia propostas vencedoras do concurso de ideias inovadoras para requalificação do Centro Histórico de João Pessoa

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) e da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), premiou, nessa quinta-feira (10), os ganhadores do edital “Concurso Ideias Inovadoras: Requalificação do Centro Histórico de João Pessoa”. Foram distribuídos R$ 180 mil aos 11 vencedores de projetos cujo objetivo é transformar o Centro Histórico da Capital paraibana em um lugar dinâmico e atrativo para a população. 

O edital finalizado contou com o apoio do Sebrae-PB e foi uma das primeiras ações de implantação do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação. Os primeiros colocados serão contemplados com mentoria do Sebrae-PB, de forma a se moldarem a empreendimentos sustentáveis.

A cerimônia de premiação foi realizada por meio de transmissão on-line e teve a participação do secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado; do presidente da Fapesq, Roberto Germano; o secretário executivo da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire; da representante do Sebrae-PB, Rafaella Catão; da coordenadora do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, Francilene Procópio Garcia; do técnico da SEECT Thiago Silveira, além da presença virtual de dois contemplados. 

O Edital foi direcionado para estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, inventores da Economia Criativa e de inovações educacionais; e é uma das ações do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação. “A partir de ideias inovadoras, através de várias etapas, com diversidade de participantes, o objetivo é pensar na requalificação do entorno da sede do Parque para transformar aquela área em um ambiente de inovação”, afirmou o secretário Claudio Furtado. Em continuidade ao processo, os projetos com potencial de introdução ao mercado serão encaminhados para seleção da Incubadora Virtual do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação. 

Roberto Germano destacou a sensibilização do governador João Azevêdo pelo processo de desenvolvimento da inovação do Estado da Paraíba. Ele comentou que a política de desenvolvimento da ciência e tecnologia está estruturada em concordância com o Marco Legal da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (Lei 12.191/2022). Nessa diretriz, o fortalecimento do empreendedorismo inovador é efetivado através de programas como o Centelha Paraíba, que estimula a criação de startups, e o Tecnova 2, que apoia projetos de inovação que envolvam risco tecnológico considerável, associado a oportunidades de mercado.

O secretário executivo Rubens Freire considerou que iniciativas que não foram contempladas por este edital são muito boas e poderão, no futuro, ser alavancadas, apoiadas. “O fundamento para uma boa ideia é construção de seus desdobramentos utilizando o método científico”, observou.

Francilene Procópio, por sua vez, comentou que “um empreendimento inovador surge da capacidade das pessoas, nos diferentes níveis de formação e atuação, olharem para problemas e trazerem uma sugestão de solução”. Esse é um dos méritos desta chamada que é um primeiro passo em relação à construção que o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação propõe no Centro Histórico, da forma como a sociedade enxerga as problemáticas da vivência no Centro com respostas criativas e empreendedoras.

Projetos – Um dos projetos premiados, “Andar de Cima”, de Eudes Raony, traz dados científicos de ocupação do Centro que apontam uma evasão da população que frequenta o local à noite, quando 79% dos prédios fecham, o que acarreta uma sensação de insegurança na região. Sua proposta está em soluções estratégicas para a ocupação como moradia dos andares de cima dos imóveis da área central. “Economicamente, socialmente, temos muito a aprender sobre o que podemos extrair do Centro de João Pessoa”, salienta Eudes.

Da mesma forma, Karina Moraes, proponente do projeto “No Balaio”, acredita no desenvolvimento do Centro por meio do fomento à economia criativa. “O Centro Histórico precisa ser requalificado, mas ele tem muita vida. Os projetos aqui apresentados poderão ser pensados em conjunto. Coletivamente, terão mais força para se concretizarem”, ressalta Karina.

O Parque Tecnológico Horizontes de Inovação foi lançado pelo governador João Azevêdo a partir do processo de desapropriação da antiga Escola Nossa Senhora das Neves, localizada na Praça Dom Ulrico. É um equipamento multifuncional voltado para inspirar e apoiar iniciativas de projetos inovadores de base tecnológica que contribuam com o desenvolvimento econômico, social e cultural da Paraíba. O edital “Concurso Ideias Inovadoras: Requalificação do Centro Histórico de João Pessoa” foi lançado dentro do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, por meio da Fapesq-PB. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp