O Portal da Transparência Pública da Prefeitura de João Pessoa registrou um crescimento de 24,03% na quantidade de acessos mensais em relação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro deste ano, o site registrou 34.471 mil acessos. Já em 2021, foram registrados 27.793 mil acessos. Para ter acesso ao Portal da Transparência, basta acessar: transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/.
A página mais visitada pelos usuários, em 2021, foi Folha de Pagamento, seguida das páginas Painel da Vacinação contra Covid-19 e Licitações. Os dados são da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp).
De acordo com a técnica municipal de Controle Interno, Juliana Vaz, o aumento no número de acessos ao Portal da Transparência a cada ano mostra que o cidadão está cada vez mais interessado em acompanhar as ações realizadas pela prefeitura. “O acesso à informação, que é um dever da administração pública e um direito fundamental do cidadão, é indispensável para o exercício do controle social. A população está cada vez mais engajada e discutindo sobre os processos econômicos, políticos e sociais”, avaliou.
Juliana Vaz ressaltou ainda que o Portal da Transparência é uma importante ferramenta de transparência ativa. “Temos trabalhado, com a colaboração essencial dos órgãos e secretarias do município, de maneira perene para publicizar as informações da gestão de forma hábil e competente. O portal está em constante processo de aperfeiçoamento, através do aumento significativo do conteúdo e do nível de detalhamento das informações e da inserção de novas funcionalidades”, completou.
Portal – O Portal da Transparência é um ambiente virtual onde a população pode acompanhar a execução de obras, serviços e convênios. Através da plataforma, também é possível verificar despesas, receitas, editais e licitações. No portal, o cidadão tem acesso a diversos serviços, como os beneficiários do Auxílio Brasil, Painel Ouvidoria, além de dados sobre a vacinação contra Covid-19, entre outras atividades. O cidadão ainda conta com a ferramenta que possibilita o acesso a deficientes visuais, a VLibras.
Secom/JP