O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa (CRMPI), da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de João Pessoa (Sedhuc), iniciou esta semana as oficinas de atividades físicas e culturais de 2022. Este ano, 450 idosos se inscreveram, superando a marca dos 350 registrados em 2021.
Segundo a secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania do Município, Raíssa Lacerda, esse aumento se deve ao retorno gradativo das pessoas que se ausentaram por medo da pandemia. “Antes da Covid, tínhamos 1.500 inscritos nas nossas atividades. No ano passado, muitos se matricularam, mas não vieram, preferindo se resguardar. Esse pessoal está começando a voltar agora, após se sentir mais seguro com as vacinas”, destacou.
O Centro da Pessoa Idosa abriu inscrições de 10 de janeiro a 7 de fevereiro para 12 cursos gratuitos voltados para o público em geral a partir dos 60 anos. Foram ofertadas 60 novas vagas este ano. De acordo com a secretária, as matrículas podem ser reabertas no segundo semestre deste ano para preenchimento de vagas de possíveis desistências.
A programação de 2022 inclui Aeróbica Dançante, Alongamento e Aeróbica, Ginástica Gerontológica, Hidroginástica, Oficina da Memória, Coral, Flauta Doce, Artesanato, Teatro, Grupo de Dança, Reiki (terapia alternativa) e Câmbio (vôlei adaptado para idosos).
“No caso do idoso precisar de acompanhante para as atividades, a exmeplo da natação, é preciso apenas que apresente toda a documentação exigida também desta pessoa e terá garantido esse acompanhamento”, frisou Raíssa Lacerda.
Para participar dos cursos do Centro de Referência da Pessoa Idosa, é preciso ter 60 anos ou mais, comprovar que tomou as três doses da vacina contra Covid-19, apresentar uma foto 3×4 e documentos pessoais – RG ou CPF; comprovante de residência; atestado cardiológico e carteira de vacinação. Para atividades na piscina serão necessário também atestado dermatológico, ginecológico e urológico.
O CRMPI está localizado na Rua Ana Guedes Vasconcelos, s/n, no bairro do Altiplano Cabo Branco e tem à frente o Monsenhor Ednaldo Araújo. As atividades acontecem das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone 3214 8188.
Secom/JP