A Caravana da Rede Cuidar, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), chega ao final neste sábado (4), quando faz atendimento em Itabaiana, a última das 13 cidades por onde a ação passou. No último dia 22 de novembro, as atividades começaram por Monteiro e seguiram por Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Queimadas, Guarabira e Mamanguape, onde o secretário executivo de Estado da Saúde, Daniel Beltrammi esteve nesta sexta-feira (03).
“A Caravana é cuidar com proximidade, empatia e ficar mais perto. Com esta ação, a Paraíba dá uma lição de como fazer o SUS mais próximo, adaptado a cada cidadão. Vida longa à Caravana”, disse o secretário.
A agricultora Katiana Sousa, de Mamanguape, certamente concorda com as palavras do secretário. Ela é mãe de Jonathas Miguel, de 9 anos, que está com inflamação na cabeça do fêmur. Ele foi atendido na ortopedia. “Aos três anos, ele ficou sem andar. Fez tratamento e agora deu esse problema. Aqui na Caravana, eu consegui o encaminhamento para o Arlinda Marques, que é o lugar de tratar disso. A felicidade é muito grande e o atendimento é muito bom. Cada sala que a gente entra é muito bem tratada. Muito obrigada a todos”, falou.
A prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa, também esteve na Escola Técnica, onde a ação aconteceu. “Mamanguape recebe a Caravana desde a primeira vez da ação. Tem sido de grande valia porque vem detectando problemas cardíacos e solucionando e agora, também com a ortopedia, vem atender uma grande quantidade de crianças que apresentam problemas ligados à estrutura óssea, com resolutividade”, declarou.
Em Mamanguape, foram atendidos moradores de 11 cidades: Mamanguape, Itapororoca, Cuité de Mamanguape, Capim, Rio Tinto, Baía da Traição, Marcação, Mataraca, Jacaraú, Pedro Régis e Curral de Cima.