O Programa Primeira Chance já contemplou mais de 450 estudantes regularmente matriculados em Escolas Cidadãs Integrais Técnicas e em Escolas Profissionalizantes Técnicas. Em 2021, 356 bolsas estão sendo ofertadas para esta modalidade de estágio, criando oportunidade para os estudantes se prepararem e ingressarem no mercado de trabalho.
No segundo ano consecutivo, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, abriu espaço para estágios nas áreas de informática, agroecologia e agropecuária, por meio do Programa Estadual Primeira Chance, da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, executado pela Gerência Executiva da Educação Profissional.
Na primeira etapa, fizeram estágios seis estudantes que atuaram na Gerência Regional de Itabaiana e nas estações experimentais de Umbuzeiro e Alagoinha da Empaer. Agora são 21 estagiários distribuídos em 12 gerências operacionais, que têm acompanhamento de técnicos da empresa de extensão rural.
O presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, que também preside a Asbraer, comentou que a empresa se sente orgulhosa ao contribuir com a formação destes novos profissionais que, ao final do estágio, estarão preparados para exercer suas atividades com mais experiência.
Criado em 2019 pelo Governo do Estado, o Programa Estadual Primeira Chance visa incentivar a concessão de estágio, aprendizagem, atividades de iniciação à prática profissional em instituições de ensino e primeira experiência profissional. O programa tem por objetivo estimular a integração do estudante no mercado de trabalho, unindo teoria e prática no processo formativo educacional e profissional.
Aos estudantes desta modalidade é concedida bolsa mensal de R$ 500,00 por 20 horas semanais de estágio. A coordenação do programa Primeira Chance é de Rayssa Ferreira de Alencar, que destacou a qualidade dos cursos técnicos que formam os estudantes selecionados.
O gerente regional da Empaer em Itabaiana, Paulo Emilio de Souza, informou que pela segunda vez recebe estagiários. Nesta semana, acompanhadas do extensionista Antônio Jocemar, duas estagiárias visitaram a fazenda de carcinicultura do produtor rural Paulo José Souto, que fez exposição sobre a área produtiva, a utilização da energia fotovoltaica, a construção de viveiro de camarão.