Mesmo com toda logística necessária para o transporte de pacientes, insumos e material do hospital para a sede da Ginecam, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, na cidade de Patos, (CHRDJC) registrou a realização de 55 cirurgias, no intervalo de apenas quatro dias.
No plantão do fim de semana, foram realizados 22 procedimentos cirúrgicos e, na segunda-feira (4), outras 33 cirurgias foram realizadas pela equipe médica do Complexo, totalizando 55 procedimentos. Os trabalhos foram ocorrem na Ginecam em função da obra no bloco cirúrgico do Complexo.
No sábado e domingo, foram 13 cirurgias de emergência e nove eletivas. Foram oito procedimentos oncológicos, seis de cirurgia vascular, quatro de ortopedia, três de clínica geral e um de bucomaxilo.
Na segunda-feira, foram mais 33 procedimentos, sendo 19 cirurgias oncológicas eletivas, sete cirurgias ortopédicas, cinco de clínica geral e duas vasculares. O diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes, explica que alguns procedimentos já estavam agendados e outros foram de urgência.
“Não fizemos um mutirão, apenas atendemos às demandas de nossos pacientes, deixando evidente que o fato de estarmos com toda essa logística em função das obras de nosso bloco cirúrgico, isso não está comprometendo o nosso fluxo, nem o atendimento à população”, disse Francisco, lembrando que, até novembro, a situação voltará a normalidade, com a conclusão da obra e a retomada dos procedimentos cirúrgicos no novo bloco do hospital.